Translate

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Segunda Natalina - O nosso Perú


No Blog da Michele (http://decoracaoeinvencao.blogspot.pt/), vi uma postagem coletiva que encheu as minhas medidas... Segunda Natalina. Todas as segundas a partir de hoje, as participantes publicam alguma coisa alusiva ao Natal. Estou esperando autorização para participar! hihihihihi

Já fazia parte dos meus planos (há muito) postar a receita de família ( do maridão) do nosso perú recheado de Natal. Isso porque há uns dois anos, eu não encontrava o papel onde estava a receita escrita com uma linda caligrafia do tio Zé, que já nos deixou... Stress Total! 

Para que nunca mais se perca... aí vai a receitinha do nosso Perú de Natal ! HO-HO-HO






Na véspera, cobre-se o perú de água, vinho branco, vinho do Porto, sal, pimenta, dentes de alho, rodelas de cebola e um limão espremido e cortado aos bocados.
(aqui em casa fica num balde!). A receita é assim mesmo... sem quantidades porque depende do tamanho do "bichinho". Aqui em casa somos GENEROSOS em tudo! kkkkk

No dia seguinte, tira-se da marinada e vira-se para que escorra bem toda a água.

Abre-se o perú e recheia-se. Amarra-se bem com um fio de cozinha. Depois esfrega-se muito bem com sal, pimenta e banha de porco. Vai ao forno numa assadeira com um caldo Knorr.

Vai-se picando o perú com um garfo e (com uma "vassoura" feita de salsa), varre-se o perú com Vinho do Porto, várias vezes. Quanto mais ressoar, melhor fica.

Recheio:

Toucinho
1/2 Kg de carne de porco
Fígado
Moelas
Coração de galinha

Refogar tudo com cebola, alho e azeite e temperar com vinho branco, deixando ficar com calda. Moer o refogado. Acrescentar 2 ovos cozidos partidos aos bocados, azeitonas brancas e pinhões.

À parte desfaz-se uma colher de sobremesa de farinha maizena em leite. Acrescenta-se ao refogado e mexe-se sempre até ferver.







#segundanatalina


Decoração e Invenção: Ideias simples de decoração
Poções de Artes: Caixa Natal - Ho Ho
Beleza para todas: Árvores de Natal
Casa Reformulada: Barril Noel
Retalhos de Algodão: Embalagens Artesanais
Lúcia com Boneco de Neve
Wesley com Enfeite de Natal  




12 comentários:

  1. Oi Sonia.
    Nossa, que delícia! Só com esse recheio eu já fico feliz da vida. Hehehe. Receita maravilhosa! Mais tarde eu atualizo o link.
    Boa semana! Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oiiii.. Realmente este recheio é fabuloso... Beijinhos!!!

      Eliminar
  2. Bom dia Sónia!
    Receitas tradicionais sempre dão saudade.
    Que bom que conseguiu participar! Também estou nessa e curto muito essa BC da Mi.
    Abraços e lindo dia.
    Márcia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Marcia!
      Adoro tradições... não só em receitas. Confesso! kkk
      Vamos ver se na correria do dia-a-dia, consigo manter as postagens. Beijinhos

      Eliminar
  3. Sónia,
    Está mais que autorizada...rsrs...Seja bem vinda :)
    Adorei essa receita. Eu tenho uma certa dificuldade com o bichinho.Primeiro que não encontro fácil, só no Lidl e com sorte. Depois ele vem sem tempero e por mais que coloque sempre fica sem sal, além de seco. Esse ano não vou errar, vou fazer sua receita de família.
    Besitos e teha uma semana abençaoda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Michelle: eu encomendo no talho / açougue. Até para garantir o tamanho. Uma vez trouxe um tão grande que achei que não caberia no forno!!!

      Tenho certeza que este ano o seu não ficará seco! Depois quero saber como ficou!

      Bj

      Eliminar
  4. Sonia,
    Que delicia de receita! E, com certeza deve ficar muito saboroso o peru.
    Aqui, sempre faco para o Natal e no Dia de Acao de Graças. Vou levar sua receita, ta? Bjs e feliz semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Noooooossa... eu também faço aqui. Há 3 anos resolvi fazer o Dia de Ação de Graças em minha casa. Na verdade foi uma "desculpa" para reunir aqueles amigos que são mais do que família mas que passam o Natal com as famílias verdadeiras. O perú também vai pro forno nessa data.
      Beijocas

      Eliminar
  5. Olá Sônia;
    O época boa, e tanto prato gostoso que tem,não é verdade?!
    Adorei a receita,vou testa ela esse ano,obrigada por compartilhar.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lilian! Depois quero saber se a receitinha agradou!
      Beijos

      Eliminar
  6. Bom dia Sónia, sua postagem me deixou com água na boca!
    Está com uma carinha deliciosa, e imagino que o sabor deve ser maravilhoso!
    Bom, agora a receita está segura, não se perderá mais!
    Obrigada por compartilhar!
    Seu link já está na minha postagem!

    Beijos,
    Andreza Silva Souza
    www.detalheseartes.blogspot.com.br

    ResponderEliminar